Carlos Alberto Santos
Viaje entre sonhos e poesias
Textos
Eu já cancelei uma prova.

Essa é mais uma das situações que eu tive que enfrentar durante a minha graduação de Direito.

Eu nunca me conformei ou aceitei calado as injustiças, as vezes até me trouxe consequências desagradáveis. Mas as minhas atitudes trouxeram uma paz de espírito é um sono tranquilo.

Eu já estava no terceiro ano quando esse episódio aconteceu, o professor de Direito Civil foi substituído, e a direção da Universidade não deu a menor explicação.

Como eu exercia uma liderança sobre a turma, coube a mim tentar descobrir o motivo, como se isso fosse adiantar alguma coisa,  procurei me informar mas foi em vão.

Nossa preocupação é que está substituição foi realizada durante a semana de provas.  

O professor substituto chegou,  se apresentou e informou que teria que aplicar a sua prova, pois já estava agendada.

Foi uma surpresa para os 140 alunos presentes, começou um burburinho, e logo questionaram o professor sobre o conteúdo, ele afirmou categoricamente, que a prova estava sendo aplicada de acordo com a grade curricular.

Verifiquei as dez questões e achei um absurdo, parecia algo retirado de um concurso público, dado o grau de dificuldade.

Em determinado momento não aguentei a prepotência do professor, fui até a frente, a turma toda emudeceu, só ouvi alguns comentarem, fiquem quietos o Carlos vai falar.

Solicitei que todos passassem as provas para frente, quando chegaram nas minhas mãos, entreguei ao professor e afirmei:

-Ninguém vai fazer está prova, o conteúdo não foi aplicado pelo professor anterior.

Em seguida dispensei toda a turma e falei, depois resolvemos isso.

O professor muito nervoso, procurou saber quem eu era.  Ficou passado com a minha atitude.

Depois que a adrenalina baixou pensei comigo, que besteira eu fui fazer?

Naquela noite mal consegui dormir, fui para o computador redigi uma petição, provando que a matéria exigida na prova, não constava na grade curricular.

No dia seguinte, logo pela manhã fui até a direção da Universidade e entreguei ao Diretor, que diante das evidências, não teve outra alternativa, a não ser solicitar ao professor que aplicasse nova prova.

Sei que agi de forma intempestiva, mas como eu sabia da matéria aplicada até o momento, nem pensei nas consequências dos meus atos.

A minha indignação foi com a soberba e prepotência do professor, a sua atitude me tirou do sério.

É claro que o professor passou a ser mais exigente comigo, isso fez com que eu me dedicasse ainda mais.

Hoje não sou mais assim, o tempo fez com que eu trabalhasse a minha inteligência emocional, agindo somente com a cabeça fria.
Calbertosantos
Enviado por Calbertosantos em 11/05/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários