Carlos Alberto Santos
Viaje entre sonhos e poesias
Textos
O dia que meu pai enfrentou o Homem da Capa Preta.


Na década de 60, os moradores de Arapongas, uma cidade do Paraná, viveram momentos de grande terror. Nas noites escuras, uma figura sinistra rondava algumas ruas da cidade para apavorar as famílias e depois simplesmente desaparecia na escuridão.
As pessoas que afirmavam ter visto a criatura costumavam descrevê-la como um homem muito alto, vestido todo de preto, com chapéu, máscara e uma longa capa preta. A descrição originou na cidade a lenda do Homem da Capa Preta.
Naquela época, meu pai, Alberto, era um jovem craque do futebol, muito popular na cidade. Como a popularidade sempre incomoda algumas pessoas, ele e seus amigos foram desafiados a capturar o Homem da Capa Preta.
Todo jovem se enche de coragem quando é desafiado, e eles não hesitaram. Aceitaram o desafio e armaram uma emboscada para capturar o Homem da Capa Preta. Durante várias noites, ficaram de tocaia em uma rua chamada Baixada, que até os dias de hoje causa calafrios em quem passa por lá.
Quando já estavam prestes a desistir, eis que surge aquela figura sinistra que corria com sua capa ao vento. Emitia um grito horripilante que gelava até o fundo da alma.
Não pensaram duas vezes e saíram correndo atrás dele. Conseguiram alcançá-lo em frente à Igreja da Vila Aparecida, a agarraram e começaram a bater na figura. Não demorou para que a vizinhança surgisse para ver o que estava acontecendo.
                Foi então que Alberto até se esqueceu do Homem da Capa Preta e ficou hipnotizado pelo olhar daquela jovem da vizinhança, que nunca mais saiu de sua vida. Terezinha era o seu nome, minha mãe.
Ele saiu do transe quando seus amigos tiraram a máscara vestida pelo Homem da Capa Preta e reconheceram que se tratava de uma das pessoas que lançaram o desafio.
Quando a multidão já estava dispersa, ouviram uma gargalhada gélida e surgiu entre eles um Homem de Capa Preta, desaparecendo no ar como em um passe de mágica.
Até os dias de hoje, poucos são aqueles que têm a coragem de passar pela Baixada. Dizem que em alguns lugares por onde o Homem da Capa Preta foi visto não há mais vegetação e a terra se tornou estéril.
A verdade é que esse personagem nunca deixou de causar calafrios nas pessoas que viveram aquela época.
 
 
Calbertosantos
Enviado por Calbertosantos em 19/04/2015
Alterado em 28/01/2018
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários